O que esperar do Tour Braga e Guimarães?
O Tour Braga e Guimarães tem a duração de 8 horas e iremos dar início na cidade de Braga.
Braga foi fundada pelos Romanos em 279 AC. Braga foi bispado antes de ser ocupada pelos mouros.
Eleita o segundo destino europeu em 2019, Braga é uma bela cidade, situada no coração do Minho e onde a devoção religiosa pode ser encontrada na forma de muitas igrejas e outros símbolos de fé.
Considerada a terceira maior cidade de Portugal e o centro religioso do país, é um destino turístico fantástico e um centro histórico compacto, que pode ser facilmente explorado em uma excursão de um dia.
Cidade universitária tão importante como Coimbra, Braga encontra-se muito bem posicionada ao nível da classificação dos passeios, locais e atividades que oferece aos estudantes, cidade verde e cosmopolita, com uma riqueza cultural e estando repleta de restaurantes, bares, lojas onde é bom andar por aí.
Também oferece oportunidades culturais e de lazer únicas no país, com sua vida noturna, cinemas, teatro, exposições, museus e galerias de arte.
Atrações religiosas de Braga
O nosso guia local fará com que você descubra as maravilhas do nosso património, começando por um dos mais importantes ícones da região e local de peregrinação, o famoso Santuário do Bom Jesus e a sua monumental escadaria de estilo barroco que conduz à igreja empoleirada.
O morro tem 116 metros de altura e ao subir as escadas (580 degraus) até o topo, você irá encontrar cavernas, fontes, estátuas alegóricas e frisos que representam a vida de Cristo.
Este modelo teve ampla repercussão em Portugal e no Brasil, servindo de inspiração para muitos outros santuários.
O santuário é um local popular de peregrinação católica e os verdadeiramente devotos sobem as escadas de joelhos. Há também um funicular que levará você diretamente para a igreja.
A estância balnear do Bom Jesus não se limita apenas a ser uma estância religiosa, é também uma estância turística. Aqui, peregrinos e turistas encontram um ambiente que convida ao descanso e ao retiro através de sua mata verde.
Lugar imponente e mágico, oferece também uma excelente vista panorâmica da cidade, desde o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, localizado a 566 metros acima do nível do mar, locais de culto mariano, e também a Igreja de Santa Maria da Falperra, harmonioso monumento de estilo barroco.
A Sé de Braga
Seguimos para a Sé de Braga, construído no século XII por ordem de D. Henrique, domina o centro da zona antiga de Braga e é considerado um dos mais importantes templos da arte românica portuguesa.
Conhece uma expressão popular “mais velho do que a Sé de Braga”? Expressão popular portuguesa, não é usado por acaso! Esta é a catedral mais antiga do país e, curiosamente, o seu primeiro projeto de construção começou a ser criado antes de Portugal ser uma nação.
A cidade de Braga nasceu e cresceu em torno desta catedral, onde se pode observar uma mistura de estilos arquitetônicos que incorporam elementos góticos, manuelinos e seu interior predominantemente barroco.
Outras atrações de Braga
A visita termina com um passeio imperdível pelos jardins de Santa Bárbara e uma visita à Praça da República.
O Jardim de Santa Bárbara é um dos mais belos jardins da cidade, no centro do jardim encontra-se uma imponente fonte em forma de estátua de Santa Bárbara, padroeira do jardim e homônima deste encantador espaço exterior. Deixe-se envolver pela natureza exuberante, um verdadeiro deleite para os sentidos.
Por fim, a Praça da República de Braga é um local com muitos cafés e restaurantes, que podem ser tanto o ponto de partida como o ponto final dos passeios que decorrem na cidade.
Localizada atrás da Praça da República, você verá a Torre de Menagem. A Torre é um dos únicos vestígios do antigo castelo medieval de Braga que formava uma cidadela medieval. Com cerca de trinta metros de altura, foi declarado monumento nacional.
Guimarães
Continuando a nossa visita cultural à fascinante cidade de Guimarães, o centro histórico, os seus palácios e o seu castelo são Património Mundial da UNESCO, desde 2001. Considerada uma das cidades ricas em cultura, é também eleita a capital Cultura europeia em 2012.
Guimarães tem um significado histórico significativo pelo papel que desempenhou na fundação de Portugal.
A cidade é muitas vezes referida como o “berço de Portugal”, uma vez que se pensa que o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, tenha aí nascido, em 1111.
Chegando ao seu destino, conheça o Castelo de Guimarães erguido no século XII, que se tornou e residência do rei, uma visita que o irá encantar, que levará você numa viagem pela história de Portugal e que irá despertar sua curiosidade.
Localizada junto ao castelo, prosseguiremos em direção à Ermida Românica de S. Miguel, que segundo a lenda foi batizado rei de Portugal, D. Afonso Henriques e onde descansam os cavaleiros medievais, datado do século XII.
Atrações fora do Castelo de Guimarães
Continuamos a visita ao Paço dos Duques de Bragança, majestoso palácio do séc. XV com traços arquitetónicos de casa fortificada, tetos altos e numerosas chaminés cilíndricas que evidenciam a influência da arquitetura senhorial do norte da Europa.
É um exemplo único na Península Ibérica. O palácio foi erguido por D. Afonso, Conde de Barcelona, filho ilegítimo de D. João I e de Inês Pires Esteves.
Continuamos o percurso de Guimarães com descida para o centro antigo constituído por estreitas e sinuosas vielas entre dignos edifícios de granito e que conduz à Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, cujas origens remontam a um mosteiro beneditino fundado no século X, por Mumadona Dias, Condessa de Portugal.
Junte-se a nós nesta viagem de um dia a Braga e Guimarães, uma viagem cultural a duas das mais belas cidades do Norte de Portugal, que irá inspirar você com as mais diversas sensações.
Saiba mais sobre o Tour Braga e Guimarães e viva momentos inesquecíveis em Portugal.