Tax Free/Reembolso de IVA

Como usufruir de uma redução de até 23% no valor das suas compras em Portugal!

  • Sou Brasileiro
  • Segurança e Conforto
  • Serviço Privado
  • 24/7 Suporte durante a estadia

Tax Free/Reembolso de IVA

Poucos sabem, mas quando estamos visitando Portugal, podemos usufruir de uma redução de até 23% no valor das nossas compras, apenas usando o benefício do Tax Free. Deixo aqui as dicas e cuidados que você deve ter para conseguir usar o Tax Free!

O que é o Tax Free?
Antes de mais nada, nós temos que entender primeiro o que é o Tax Free: é a isenção do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) aplicado aos passageiros que residem fora da União Europeia.

Como residente estrangeiro, podemos pedir a devolução deste imposto e, portanto, comprar sem a carga fiscal, conseguindo assim reduzir cerca de 23% do valor da nossa compra.

Qualquer um pode comprar com Tax Free em Portugal?
Não. Somente os cidadãos que residem fora da União Europeia podem pedir o reembolso do IVA em Portugal, ou seja, nós estamos incluídos!

Qual é a Taxa de IVA Em Portugal?
Todos os preços de venda ao público incluem uma taxa de IVA sobre o preço base, antes dos impostos. Em Portugal, esta taxa é de 23%. Esta taxa de IVA corresponde a 18,7% do preço de venda ao público (PVP).

Existe um valor mínimo para comprar com Tax Free em Portugal?
Sim. O valor mínimo em Portugal é de 61,35 euros. Na Madeira é de 60,85 euros e nos Açores, é de 58,86 euros.

Podemos usar o sistema Tax Free para todos os nossos gastos?
Não podemos pedir a devolução do IVA referente à compra de serviços (como hotelaria, restaurantes ou aluguéis) ou de produtos que consumimos durante a nossa estadia aqui em Portugal ou que não estamos levando conosco na volta ao Brasil.

Regras Valiosas para comprar Tax Free.

  • Os formulários Tax Free devem ser preenchidos na loja (Indispensável:
    Nome, Nº do Passaporte e País de Residência);
  • Para fazer uso, temos que deixar a União Europeia no prazo de 3 meses após a data das compras;
  • Temos que carimbar na Alfândega (Aeroporto ou Terminal de Cruzeiros) os formulários e nos prepararmos para apresentar os produtos adquiridos.

Dicas para aproveitar os benefícios do Tax Free no Aeroporto de Lisboa.

  • Antes de ir para a fila da Alfândega para obter o carimbo, você precisa fazer o check-in. Se os produtos estiverem na mala que você vai despachar, avise o atendente da companhia aérea. Ele vai colocar uma etiqueta na mala antes de devolvê-la para você. Essa mala será despachada diretamente na Alfândega. Depois que você pegar o carimbo, a mala será colocada na esteira e despachada. Atenção: se você despachá-la primeiro e depois for para a Alfândega, eles não te darão o carimbo.
  • No aeroporto de Lisboa, a imigração se localiza na área dos portões de embarque, ou seja, você precisará passar pelos procedimentos de segurança, pela área de reembolso e pelo freeshop antes de chegar à fila da imigração. Atente-se ao horário, pois as filas podem ser grandes.
  • Há outro posto de atendimento da Alfândega, que fica logo depois do local dos procedimentos de segurança, em frente aos postos de reembolso da Global Blue e da Premier Tax Free. Esse posto é MUITO menos movimentado do que o posto que fica no check-in, mas sempre se informe com um funcionário para saber para qual balcão você pode se dirigir para fazer o seu reembolso.

Aproveite este benefício que temos direito e não se esqueça de que suas compras podem ficar até 23% mais baratas!