Devoção e Festas Religiosas em Portugal

Os Caminhos da Fé em Portugal

  • Sou Brasileiro
  • Segurança e Conforto
  • Serviço Privado
  • 24/7 Suporte durante a estadia

Devoção e Festas Religiosas em Portugal são locais de fé e espiritualidade que se visitam em oração e recolhimento. Mas são também um convite à viagem, locais de cultura que enriquecem o visitante qualquer que seja a intenção ou objetivo da visita.

Neste post apresento por tópicos a Devoção e Festas Religiosas em Portugal organizados de norte para sul do território.

São locais de fé e espiritualidade que se visitam em oração e recolhimento. Mas são também um convite à viagem, locais de cultura que enriquecem o visitante qualquer que seja a intenção ou objetivo da visita.

Devoção e Festas Religiosas em PortugalOs Santuários religiosos, alguns anteriores à fundação da nacionalidade, multiplicam-se em Portugal e culminam, na Cidade da Paz, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, local das Aparições de Nossa Senhora aos três Pastorinhos, em 1917.

Portugal orgulha-se do seu património e tradições religiosas, seja nas singelas ermidas e capelas, seja na grandiosidade de templos e mosteiros históricos, ou nas igrejas contemporâneas que se moldam aos tempos e fortalecem a fé dos homens.

VIANA DO CASTELO

A romaria da Senhora d’Agonia é uma das mais grandiosas de Portugal. Culmina a 20 de agosto com a Procissão ao Mar.

BRAGA

Ainda hoje é chamada a cidade dos arcebispos já que foi a 1ª diocese em território nacional, criada no Império Romano. A Sé, anterior à fundação da nacionalidade, rivalizava em poder com a Sé de Santiago de Compostela. No seu Tesouro-Museu encontra-se a cruz levada por Pedro Álvares Cabral para a primeira missa celebrada no Brasil.

GUIMARÃES

Na cidade onde Portugal nasceu, classificada Património Mundial pela UNESCO, eleva-se no alto dum monte o Santuário de Nossa Senhora da Penha, com uma peregrinação que se realiza desde 1894. Faça o download no guia caminhos da fé e fique a saber tudo!

LAMEGO

A grande Romaria ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, entre finais de agosto e meados de setembro, coincide com as Festas da Cidade.

PORTO

A cidade do Porto, que deu nome ao apreciado vinho, tem o centro histórico classificado Património Mundial pela UNESCO. Entre os seus muitos templos, mencione-se a , igreja-fortaleza do séc. XII, a Igreja de São Francisco, com o interior revestido a talha dourada num dos exemplos maiores do barroco português, ou a Igreja de Nossa Senhora da Lapa, onde é objeto de grande veneração o mausoléu com o coração de D. Pedro IV, rei de Portugal e 1º Imperador do Brasil.

COIMBRA

Em Coimbra, a românica Sé Velha, do séc. XII, coexiste com a jesuítica Sé Nova, do séc. XVII. Na cidade dos estudantes destaca-se o culto à Rainha Santa, que começou mal D. Isabel morreu, em 1336, graças aos milagres que lhe foram atribuídos.

NAZARÉ

Nesta concorrida praia, a Igreja de Nossa Senhora está associada à lenda do Milagre da Nazaré, em que um cavaleiro templário do séc. XII escapou de cair do alto do precipício (o Sítio da Nazaré) sobre o mar.

TOMAR

O Convento de Cristo é um dos mais importantes monumentos do Património Mundial português, onde merecem especial referência a Charola templária e a célebre Janela manuelina do Capítulo.

 


Conheça os Serviços dos meus Parceiros
Estas empresas estão registradas no turismo de Portugal e têm todos os seguros necessários para prestar os serviços.


Viaje com tranquilidade para Portugal

  • Hotel
    Reserve o seu alojamento ou hotel na plataforma mais segura: Booking.
  • Seguro de Viagem
    Faça o seguro de viagem com a Real Seguro Viagem e ganhe um desconto de no mínimo de 10% e ainda tem facilidades no pagamento, parcelado e sem juros. Lembre-se da importância de ter um seguro de viagem.