Como usar o transporte público em Portugal:

ônibus, bonde, trem e veículos de aplicativos

  • Sou Brasileiro
  • Segurança e Conforto
  • Serviço Premium
  • Guest Relations

Portugal, país encantador, conhecido por suas belas paisagens, rica história e culinária deliciosa, oferece a você, viajante, uma rede de transporte público eficiente e que facilita a exploração de suas cidades e regiões.

Com variadas opções de ônibus, trens, metrôs e bondes, você pode se locomover de forma conveniente e econômica.

Neste post, você vai conhecer os meios de transporte público em Portugal e receber dicas do BVL sobre como se deslocar pelo país lusitano.

O sistema de transporte público em Portugal

Antes de começar a utilizar os meios de transporte público em Portugal, é essencial entender como o sistema funciona.

Em Braga, por exemplo, não existe sistema de metrô, e a única forma de transporte público é o ônibus.

Aliás, as duas únicas cidades que possuem sistema de metrô urbano são Lisboa e Porto.

Os principais meios de transporte em Portugal são os ônibus e os trens, que cobrem tanto regiões urbanas quanto áreas rurais.

Para você aproveitar ao máximo a sua viagem, nós do Bem-Vindo-a-Lisboa separamos algumas dicas sobre como usar o transporte público em Portugal.

Imagem do sistema de metro de Lisboa.
Metrô de Lisboa

Como andar de ônibus em Portugal

Os ônibus, chamados de autocarros por lá, são uma opção popular e conveniente para se deslocar dentro das cidades e entre as diferentes regiões de Portugal.

Empresas de transporte público, como a Carris, em Lisboa, e a STCP, na cidade do Porto, operam uma extensa rede de rotas que cobrem a maioria dos destinos turísticos.

Para utilizar o ônibus, você pode comprar os bilhetes diretamente com os motoristas ou em quiosques e estações de ônibus.

Uma alternativa prática é adquirir o cartão recarregável “Viva Viagem” em máquinas automáticas ou balcões de atendimento.

Esse cartão pode ser recarregado com bilhetes de viagem válidos para diferentes zonas e permite a integração entre diferentes meios de transporte público em Portugal, como trens, ônibus e metrôs.

Certifique-se de validar o cartão no início de cada viagem, aproximando-o dos leitores disponíveis dos veículos.

Imagem de ônibus da empresa de transporte público Carris, em Portugal
Autocarro da empresa Carris
  • Detalhe 1: nos ônibus de Portugal não existe a figura do “cobrador”, ou seja, o motorista, além de dirigir, recebe o valor da passagem e dá o troco se necessário (por isso, evite as notas altas).
  • Detalhe 2: pagar diretamente para o motorista é mais caro do que utilizar o cartão “Viva Viagem”, portanto, se você busca economia, vale a pena adquirir e manter o cartão carregado.
Imagem de ônibus da empres STCP, de Portugal
Ônibus da STCP

Bondes Elétricos em Lisboa

Os bondes elétricos, ou simplesmente elétricos, como são chamados em Portugal, são muito usados por moradores e visitantes de Lisboa.

Além de ser um transporte público regular, popular e que faz parte da rotina de quem frequenta a capital portuguesa, os elétricos acabaram por se tornar uma atração turística, com direito a um museu dedicado especialmente a eles, o Museu dos Carris.

Na cidade de Porto, os elétricos são basicamente  dedicados ao uso turístico, mas funcionam com linhas regulares.

Imagens de bondes elétricos de Lisboa, em Portugal
Bondes elétricos de Lisboa

Como andar de trem por Portugal

Outra opção muito popular para se locomover em Portugal são os trens.

A empresa Comboios de Portugal (CP) opera a maioria das linhas ferroviárias do país e oferece uma rede abrangente que conecta cidades e vilas em todo território português.

Os trens são frequentes, pontuais e confortáveis, tornando-os uma excelente escolha para viagens mais longas.

Vagões de trens da Comboios de Portugal
Trens da Comboiois de Portugal

Ao viajar de trem por Portugal, você pode escolher entre diferentes categorias de serviço, como o InterCidades, que dispõe de viagens rápidas entre cidades maiores. Já os comboios regionais permitem explorar áreas rurais e vilas pitorescas.

É recomendável reservar os bilhetes com antecedência para garantir seu lugar, especialmente durante os períodos de alta demanda.

Assim como no caso dos ônibus, o cartão “Viva Viagem” também pode ser usado nos trens urbanos, facilitando a integração com outros meios de transporte público em Portugal.

Nas estações de trem, você encontrará balcões de atendimento e máquinas de venda automáticas para adquirir os bilhetes.

Imagem do cartão Viva Viagem
Cartão Viva Viagem

Apps de transporte em Portugal

Alguns aplicativos podem ajudar no seu deslocamento por meio do transporte público em Portugal, permitindo que você planeje rotas, compre bilhetes e monitore o tempo de chegada dos ônibus e trens em tempo real.

Alguns exemplos de apps de transporte de Portugal:

  • Moovit – você seleciona a região, insere o ponto de partida e o ponto de chegada e o app vai mostrar quais os transportes disponíveis, bem como o horário e o tempo para chegar;
  • Google Maps – esse não necessita de muita explicação, não é mesmo? O Maps fornece o trajeto e as linhas disponíveis;
  • Lisboa Viagem – funciona para consultar os trajetos mais curtos e as melhores opções de transporte público na capital portuguesa e região metropolitana;
  • Anda – o aplicativo do Porto e região metropolitana foi desenvolvido para substituir o Andante, cartão físico do bilhete único ou passe mensal.

Use o transporte público em Portugal

O transporte público em Portugal é uma maneira eficiente, econômica e sustentável de se locomover pelo país.

Com uma ampla rede de ônibus e trens, você tem acesso fácil às principais cidades, atrações turísticas e áreas rurais.

Se for usar o transporte público em Portugal, lembre-se de adquirir os bilhetes corretos, validar seu cartão e verificar os horários e as rotas com antecedência.

Assim, você poderá desfrutar da sua viagem por Portugal de maneira prática e conveniente, explorando todas as maravilhas que o país lusitano tem a oferecer.

E se quiser saber mais opções de transporte em Portugal, consulte o Travel Designer do BVL. Você vai economizar tempo, dinheiro e energia.

Planeje seu roteiro com segurança, com um especialista e sem compromisso.

E boa viagem!

Consultar o Travel Designer do BVL

Siga nossas redes sociais para mais informações úteis ou mande mensagem para nosso WhatsApp para fazer seu planejamento de viagem com a Bem-Vindo-a-Lisboa.

Até o próximo post e boas viagens!

0 0 votes
Classificação Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x